ESCULTURAS EM PAPEL COMO VOCÊ NUNCA VIU POR LI HONGBO

Topo Paperli

Um chinês 41 anos anda fazendo muito sucesso ultimamente com suas esculturas pra lá de criativas e inovadoras. Li Hongbo criou uma técnica única para esculpir em papel, não é origami e nem colagem, dá bastante trabalho para executar e gera resultados surpreendentes.

Segundo o artista, o fascínio pelos trabalhos em papel veio quando era criança, sempre observando ornamentos como aquelas lanternas que são modeladas a partir de papel colado e cortado. Ao passar do tempo Li começou a produzir seus próprios materiais com papel, fez pintura, tornou-se designer gráfico e trabalhou como editor. Juntando todas estas habilidades, depois de 12 anos de pratica ele desenvolveu a sua magnífica técnica.

— Eu gostava de usar papel para fazer brinquedos, e às vezes até comprava brinquedos de papel, já que o preço era muito acessível. Isso imbuiu minha infância de uma felicidade ilimitada — explica Li Hongbo, em entrevista por e-mail. — Em 2006, fui estudar na Central Academy of Fine Arts. Nesse período, me lembrei dos brinquedos de papel da minha infância, e esse material se tornou a base do meu trabalho. Por seu preço baixo, abundância, plasticidade e por ser fácil de encontrar, usei papel, mais uma vez, para fazer meus “brinquedos gigantes”, isso é, minhas criações artísticas.

Primeiramente ele faz um molde composto de aproximadamente 30 mil folhas de papel (os ambientalistas vão adorar isso) todas coladas uma a uma manualmente pelo artista. Em seguida ele usa um serrote elétrico para esculpir e finaliza usando uma retificadora e lixa.

Ao observar o resultado final, você vai dizer que as esculturas foram feitas em gesso, mas ao chegar mais perto e manipula-las você descobre o é flexível e que pode voltar a forma original em instantes. Veja abaixo o vídeo que mostra todo o processo de desenvolvimento de Li Hongbo:


Li preza pela interação de sua obra com o público, já fez vários tipos de esculturas como “David” de Michelangelo. Veja agora como funciona suas obras de arte no vídeo “Statues in Motion”:

Fonte: O Globo

Deixe uma Resposta

