PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO REVELA A MARCA COMEMORATIVA DE SEUS 450 ANOS – CRÍTICA

14141233Recentemente a prefeitura do Rio lançou um concurso para escolher a Marca que represente os 450 anos da cidade, mas mostrou total falta de profissionalismo e lógica ao apresentar o material escolhido.

Particularmente pensei em entrar na disputa mas por motivos de tempo acabei só acompanhando o andamento do evento. Hoje recebi um e-mail informando a escolha da marca Rio 450 e ainda não acredito no que meus olhos veem. Não consegui ficar quieto em minha cadeira e me achei na obrigação, como profissional, de expressar minha opinião aqui no blog.

À primeira vista já observei uma composição similar as Olimpíadas de matemática que você pode ver logo abaixo, onde você compõe um rosto a partir de numerais.

 

632856_300

Não dá para descobrir quais os reais critérios usados para avaliar a marca. Vasculhei sobre o desenvolvimento do material e vi as imagens dos bastidores da produção e sinceramente, não consegui enxergar o que os moodboards influenciaram no desenvolvimento do projeto. A defesa mais parece um texto tirado de uma página de um livro de filosofia. Mas que gira em círculos nos levando a lugar algum, veja e tente entender:

“A marca dos 450 anos é uma expressão que, além da cara do carioca, é a cara da comemoração dessa festa. Uma proposta para provocar reflexões lúdicas sobre quem somos e o quanto amamos estar onde estamos. Ela foi pensada para resgatar o orgulho de pertencer, através de uma ideia simples e direta: se o carioca é multicultural, multiétnico e multifacetado, a marca deve espelhar tudo isso.

A partir dessa ideia, criamos uma marca que identifica o povo do Rio e faz graça com o seu jeito; uma marca que representa o que o carioca tem de mais essencial, mostrando o perfil de quem tem orgulho de ser o que é. Composta pelos 3 números da celebração, a marca é o perfil do nosso personagem: do Marcos, da Paula, do Robson, da Helena, do Peter, da Kylvia… e de todo mundo que faz parte do Rio, seja por nascimento ou por escolha.”

Como dizer que um rosto feliz representa somente o carioca? Onde está a comemoração e a festa? Que tipo de reflexão ela provoca? Resgatar qual orgulho? Pertencer a quê? A única coisa que faz sentido no texto todo é a parte em que diz ser um perfil.

Para tentar enxergar algo além de um rosto feliz você precisa assistir um vídeo em que ele mostra personagens diferentes dizendo que são cariocas, mas novamente vem à tona que alguém sorridente pode ser Californiano, Curitibano, Israelita ou qualquer outro cidadão mundial. Colocar o rosto em uma baiana funcionaria perfeitamente.

O site onde as inscrições eram feitas conseguiu capturar perfeitamente o que o Rio representa, confira abaixo uma print da home:

site_rio450anos

O que nós profissionais, que trabalhamos com o desenvolvimento de marca, temos que tomar muito cuidado é procurar sempre criar algo lógico, diferente e totalmente expressivo que esteja claro aos olhos do receptor.

A prefeitura do Rio deveria ter pensado em uma marca que carregasse as cores, características regionais e psicológicas da população e não apenas um rostinho feliz na multidão. Como o próprio site diz, viva a Carioquice!

 

Anúncios

2 thoughts on “PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO REVELA A MARCA COMEMORATIVA DE SEUS 450 ANOS – CRÍTICA

  1. Concordo plenamente! Como designer, não consigo entender. E ainda por cima, a leitura quando se consegue, é 405.
    Não é o Rio, é de qualquer lugar, de qualquer coisa. Tem que explicar e ter todo um contexto para entender. Modismo, por ser “interativa”, ou seja, a marca só existe quando alguém interage com ela. É isso o RIo? Uma cidade sem personalidade que vai se adequando ao que vier?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s