A HISTÓRIA E POLÊMICAS DA MARCA RED BULL

O Studio Eureka está trazendo a tona a história do conhecido produto (energético) da marca Red Bull. Bem elaboradas, suas propagandas são humoradas e bastante polêmicas. Confira!

A história

” Tudo começou no início dos anos 80, quando o austríaco Dietrich Mateschitz, hoje proprietário da RED BULL, costumava viajar pelo continente asiático à negócios. Em uma de suas viagens, enquanto executivo de uma empresa alemã, descobriu, casualmente, na Tailândia, um líquido que continha, entre outras substâncias estimulantes, cafeína e taurina. A bebida chamada “krating daeng” era muito popular entre motoristas de táxis, submetidos a jornadas de trabalho extenuantes. Um deles, ao apanhá-lo no aeroporto, garantiu: “um copo disso e seu cansaço vai embora”.  Com seu faro para bons negócios, o empreendedor voltou para a Áustria levando uma pequena amostra desses compostos e uma grande idéia na cabeça. Começou então a árdua tarefa de conseguir a aprovação para comercializar o conteúdo da bebida, pois se tratava de um produto desconhecido com uma dose de cafeína três vezes maior do que um refrigerante comum.  Sua visão clara sobre o que fazer e seu conhecimento científico sobre o produto, foram muito importantes no desenvolvimento deste novo tipo de bebida. Depois de uma espera de três anos para obter a licença para a fabricação do produto no país, surgiu a bebida energética chamada RED BULL, lançada em 1987 no mercado austríaco. ”  

Desde 1987, a Red bull vem crescendo e hoje é mundialmente  comercializada, tendo como público alvo os jovens e  os esportistas.  Para atingir os consumidores com eficiência, tem sido realizado comerciais que extrapolam bastante e devido grandes polêmicas muitos comercias tem sido retirado do ar.

” O Conar (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária) no Brasil, a veiculação da polêmica propaganda da Red Bull que ironiza um milagre de Jesus. Depois de diversas reclamações de evangélicos e de entidades da Igreja Católica, o conselho decidiu que o anúncio não pode ficar no ar porque “fere a respeitabilidade religiosa”. O colunista da revista Veja, Lauro Jardim, disse que a decisão é um sinal de que os cristãos estão mais ativos do que nunca no Brasil, visto que 200 reclamações de consumidores levaram o Conar a determinar a suspensão da propaganda de TV da Red Bull. Recentemente a propaganda foi suspensa na África do Sul, após ser duramente criticada pelos cristãos daquele país. O comercial da bebida energética ironiza o milagre de Jesus em andar sobre as águas, ao mostrar uma animação em que Jesus fala aos discípulos, quando perguntado sobre o milagre: “Qual é, milagre nada, você só tem que ficar esperto onde tem pedra”. “

BANIDO DA TV:

http://www.youtube.com/watch?v=8RUhqm_rF9k

COMERCIAIS:

Fontes: comunicadores.info  /  visaodeus.blogspot  / redbull

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s