AS FIGURAS GROTESCAS DA CHAPELLE DE BETHLÉEM

Chapelle-de-BethlC3A9em-GRemlins-2
Muitos nerds e cinéfilos vão dar saltos intergaláticos de alegria depois de conhecer a Chapelle de Bethléem (Saint-Jean-de-Boiseau), uma capela bem diferente do convencional.
Localizada em Nantes, na França, este casebre construido na Idade Média com arquitetura gótica, reúne alguns gárgulas inspirados em filmes e animes famosos, como Gremlins, Aliens e Mazinger. Pode parecer que tudo isso foi inventado, mas este lugar realmente existe e está na lista dos maiores monumentos históricos franceses.
Não se sabe bem ao certo o que aconteceu, mas segundo o site Atlas Obscura, na década de 90 o edifício estava em ruínas por conta da ação do clima local e por isso acabou perdendo grande parte de seus gárgulas. O arquiteto Gwenole Congnard, ficou responsável pela restauração do lugar e o escultor Jean-Louis Boisel teve a responsabilidade de substituir os 28 monstros que em épocas medievais, alertavam a população de que os demônios nunca dormiam ou simplesmente escoavam as águas das calhas para longe das fundações.
Depois de analisar qual seria a melhor forma de restaurar e deixar o lugar mais atrativo, Boisel pensou logo em algo esteticamente questionável, mas claramente ousado. Com isso ele teve a ideia de esculpir figuras da cultura pop no lugar dos já “falecidos” gárgulas. Claro que os moradores da região acharam a restauração um tanto quanto bizarra, mas os jovens aderiram tanto a ideia, que conseguiram convencer as autoridades responsáveis a manter as esculturas. Hoje pode-se dizer que a capela é um dos melhores casos de restauração registrados.
Com toda a certeza este lugar se tornou um dos favoritos do meu roteiro de viagens.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s