A CULTURA MARINGAENSE DESDE SEUS PRIMÓRDIOS

catedral

A construção de uma identidade, de uma cultura é baseada em uma junção de aspectos e são esses diversos fatores que contribuem para a formação das cidades, como nosso lindo norte-paranaense. A cidade de Maringá é muito bem planejada e foi construída com o desenvolver de outras localidades tão importantes quanto ela.

O norte do Paraná foi colonizado no fim do século XIX, e devido a terra roxa, bastante fértil, a região desenvolveu-se com rapidez atraindo paulistas e mineiros interessados na produção rural. Nesse período o café era o produto mais valioso devido a sua alta rentabilidade, mas logo outras características foram sendo atribuídas e valorizados ao novo Estado.

Maringá de cognome Cidade Canção ou até em algumas vezes chamada de Cidade Verde, por sua vez tem uma história a parte, mas primeiramente foi vinculada com o desenvolvimento das cidades de Londrina, Cianorte e Umuarama, já que estas foram todas planejadas pela CTNP – Companhia de Terras Norte do Paraná, que tinha o intuito de fazer dessa  região uma sólida área prestadora de serviços. Com a interferência da Companhia o norte foi favorecido também com ferrovias interligando essas quatro potências.  O ordenamento territorial fez possível um desenvolvimento mais amplo, forte e eficaz, mas é a cidade de Maringá que ganha no planejamento ambiental.

Com o decorrer dos anos a cidade tem sido reconhecida também pela Educação que oferece, tendo instalada na cidade a Universidade Estadual de Maringá UEM, entre outras instituições particulares com nome forte. Conta também com bastante arborização, visando a proteção do meio ambiente e trazer as famílias maringaenses ao desfrute da natureza com a presença do parque do Ingá e outros bosques preservados, que contribuem também para uma melhor qualidade de vida da população. No sentido religioso, o símbolo de Maringá é a Catedral, a linda Matriz.

Outro aspecto que está se tornando mais presente culturalmente na cidade é o esporte. Este tem sido valorizado, tanto que frequentemente vemos nas ruas equipes de prática ciclísticas, e o comercio investe pesadamente em ferramentas para esse tipo de lazer e esporte. O vôlei atualmente também tem sido valorizado, no meio do ano foi apresentada a equipe ModaMaringá de Vôlei que conta em sua escalação ex-jogadores da seleção brasileira. Maringá ainda está em constante construção cultural e conta com antigas esculturas que diz muito sobre sua trajetória. Temos as mais belas praças, esculturas e uma evolução referente a educação no trânsito em comparação a muitos lugares.

Enfim, a história da Maringá tem muitos detalhes desde seu início e ainda está se desenvolvendo muito, é bem vista em distintas maneiras e para agregar mais conhecimento referente a cidade, aqui a música que originou o nome de nossa linda Cidade Verde:       “ O nome da cidade foi uma sugestão de Elizabeth Thomas, mulher de Arthur Thomas, diretor presidente da Companhia. “Maringá” era o nome de uma canção de Joubert de Carvalho que foi um grande sucesso dos anos 1930, e era frequentemente entoada pelos desbravadores locais enquanto trabalhavam na derrubada da mata nativa”

Informações reescritas, sendo a Fonte o Jornal O Diário de Maringá e imagens retiradas do Google.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s