O MOTION GRAPHICS PARA A TV E AS PRODUÇÕES CONTEMPORÂNEAS

Marks é considerado o “Saul Bass da indústria televisiva”. A definição de “moving logo” (marca em movimento) seria de sua própria autoria que utilizava técnicas analógicas de efeitos especiais para animar marcas, como a rede de TV americana ABC; e mais à frente se tornou adepto dos recursos tecnológicos, os incorporando para o broadcast design moderno.

Quem tiver um tempo e entender um pouquinho de inglês, recomendo assistir o documentário que o site Lynda disponibilizou com entrevistas com Harry Marks.

As produções contemporâneas

A partir dos anos 80, com o cenário completamente tecnológico no lugar da trucagem, o motion graphic se estabelece tal como sua identidade hoje. Dos motion designers contemporâneos, Kyle Cooper é um dos mais atuantes (alguns o reconhecem como o mais talentoso desde Saul Bass), tendo dirigido cerca de mais de 150 títulos fílmicos. Cooper é o fundador de duas importantes empresas de design cinematográficos, a “Imaginary Forces” e a “Prologue Films”, coletivos de designers, artistas e cineastas reunidos para a produção de vinhetas. A sequência para o filme “Se7en” (que eu considero primorosa), do diretor David Fincher foi a grande impulsionadora de seu trabalho.

Outros exemplos mais recentes são as vinhetas de “Homem Aranha 3″ e “Ray”.

Para quem quer pesquisar mais sobre motion graphics e, de novo, manda bem no inglês, vale a pena juntar uma grana e investir no livro de Jon Krasner, “Motion Graphic Design: Applied History and Aesthetics” que o Google Books disponibilizou um preview.

Fonte: Chocoladesign

Advertisements

One thought on “O MOTION GRAPHICS PARA A TV E AS PRODUÇÕES CONTEMPORÂNEAS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s