O DESIGN E SUAS FUNÇÕES

12016_366265916817553_113118985_n

Em 1990, o designer francês Philippe Starck lançou o W.W.Stool, que é um banco, ou melhor ainda, um local de apoio, produzido para um filme do diretor Wim Wenders. Um olhar escultural domina a aparência surrealista do objeto. De um lado, o “banco” é definido como uma peça de móvel para se sentar, de outro lado, é definido como um broto, o que significa a possível fonte de inspiração. Assim, o assento e as costas do “banco” parecem um rizoma de germinação, com três raízes que crescem no chão, enquanto o vento as disparam para cima. A ramificação da frente serve como apoio para os pés.

O W.W. Stool marcou época, fazendo as pessoas pensarem na possibilidade de um objeto com múltiplas funções, podendo ser usado para sentar, apoiar e, também, decorar.

Isso nos faz pensar nas definições de design e arte, que são temas frequentes de discussões e livros. O objeto em si pode ter múltiplas funções, dependendo do momento e do objetivo de seu uso. Um banco pode terá a função de assento, quando usado para sentar. Mas também pode ter a função de objeto de decoração, quando está parado em um canto da sala e, ainda, pode terá função de apoio, quando se coloca uma xícara de café em cima dele. Tudo isso nos faz pensar na relação entre signos e significados, presente dentro do estudo da Semiótica. Mas essa discussão fica para outro post.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s