A PUBLICIDADE PROFANA

chapel-7-years-of-almight-nights-adTrabalhar com publicidade às vezes pode causar muita dor de cabeça dependendo do que se publica. Assim como tirar sarro de cantores, usar músicas de péssima qualidade e retratar um contexto delicado causa sempre uma polêmica no mercado. Inevitavelmente isso fica martelando na cabeça das pessoas e se espalha de forma incontrolável ao redor do mundo, isso que é a verdade intenção de algumas marcas, causar polêmica para ter seu nome na “boca do povo”. Mas você já se perguntou se vale a pena a empresa correr esse risco? Lembre que polêmicas vem com um pacote de conflitos com a sociedade e muita discussão nas redes sociais que a empresa não tem controle.

No caso de hoje, o blog Publicitários fez uma publicação referente às publicidades que geraram “bafafá” por conta de seu conteúdo religioso. Veja os comentários na integra a seguir:

Nova Zelândia  – Chapel Bar & Bistrô

Em 2012, um bar  neozelandês cria um anúncio polêmico realizado para comemorar o sétimo aniversário do Chapel Bar & Bistrô (tradução – Bar Capela) recorreu a uma imagem em que aparece Jesus Cristo na cama com a Virgem Maria. Pode ainda ler-se a legenda que diz: “Sete anos de noites todas poderosas”  E uma pizza no chão.

chapel-7-years-of-almight-nights-ad

Ucrânia – UIA – Ukraine International Airlines

Em 2012, um anúncio polêmico da UIA (Ukraine International Airlines), utilizando uma  imagem do Cristo Redentor  (Rio Janeiro), com a Estátua da Liberdade (Nova York) acabou gerando uma certa polêmica. A campanha cujo tema é “Um mundo mais perto” tenta transmitir a ideia de que o serviço prestado pela empresa encurta, e muito as distâncias. Duas estátuas que são referências a dois países estão na cama juntas, fazendo uma analogia a distância. Porém, a mensagem dando referência ao sexo  não agradou, já que o país é constituído em grande parte por cristãos e a cena causou muita polêmica. Eles protestaram afirmando que consideram uma blasfêmia e desrespeito à religião.

jesus-christ-copy

África do Sul – Red Bull

Em 2012,  a Conferência Episcopal da África do Sul (SACBC) exigiu a retirada de um anúncio da bebida energética Red Bull, que mostra Jesus caminhando sobre as águas. A igreja considerou o anúncio uma blasfêmia por estar próximo a semana Santa. Após as queixas da conferência a marca decidiu retirar o anúncio do ar.

Itália – Duloren

Em 2010  faz uma campanha publicitária contra a pedofilia associando diretamente ao crime a Igreja Católica. A peça trazia uma modelo de lingerie na Praça de São Pedro, no Vaticano, apontando um crucifixo para um homem vestido de padre e a frase “pedofilia, Não”. A empresa, diante da polêmica, divulgou um comunicado explicando que não tinha a intenção de “ferir crenças religiosas ou fazer críticas a padres ou ao Vaticano” e iria retirar o comercial das mídias sociais.

anuncio-jesus-03

França – Marithe Francois Girbaud

Em 2005, a marca de roupa francesa Marithé et François Girbaud,  fez uma camapanha inspirada no quadro “A Santa Ceia” de Leonardo Da Vinci, na campanha a imagem de Jesus é trocada pela imagem de uma mulher. A peça foi caracterizada  como um ato gratuito e agressivo de intrusão nas crenças mais intimas das pessoas. Quando você toca nas bases fundamentais de uma religião que é sagrado, cria uma violência moral e um perigo para sociedade que está presa nestes valores. O anúncio foi proibido na França e na  Itália por ser considerado ofensivo ao catolicismo.

anuncio-jesus-04

Gostaria também de acrescentar algumas que eu pude ver rolando por ai:

Antonio_Federici_GRAZIA Antonio_Federici_LOOK

fe09 fe11

fe12

fe02 fe17

Acho que assim como Etnia, classe social e outros temas. A cresça de cada um deveria ser respeitada e a publicidade usada de forma saudável. Causar polêmica é bom as vezes como já comentei no ínicio deste post, mas existem limites a serem respeitados. Até mesmo os ateus combatem a discriminação, veja abaixo uma publicidade que mostra isso:

somostodosateus 11207187

Veja aqui o bom uso da religião na publicidade:

fe05 fe10 fe15 fe18 fe19 fe20

fe08 fe14fe16

Deixe seu comentário sobre o que você acha desse assunto.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s