CRÍTICA E DICAS SOBRE PROFISSIONALISMO!

Bom pessoal, depois de tanto tempo adiando isso resolvi postar algumas críticas e dicas para você que está pensando, vai entrar ou já está no mercado criativo. É a minha visão sobre como os clientes funcionam e como um profissional deve se portar. Espero que gostem!

Conseguir trabalhar com design ou publicidade atualmente não é tão fácil como muita gente por aí anda dizendo. Primeiro que muitas pessoas chamam arte finalista de designer e isso é crueldade, as diferenças entre estas profissões são gritantes! Isso também acontece quando chamam um profissional de marketing de propagandista ou ‘marketeiro’  que são termos pejorativos da profissão. Muitas vezes isso faz com que o cliente confunda o processo de trabalho que cada área desenvolve e acaba cobrando um determinado resultado do profissional errado. Por isso deixe bem claro ao seu cliente o que você faz.

Nem sempre ao se formar ou terminar um curso técnico conseguimos logo de cara um emprego na área. Isso não é motivo para desanimar e sim estimular sua vontade de saber e buscar uma vida mais feliz e realizada profissionalmente. Por isso estude, trabalhe e faça tudo com amor que você irá colher grandes frutos no futuro, por que quem pensa em entrar no mercado só pensando no retorno financeiro não é reconhecido. Por isso é preciso muito esforço e dedicação para se tornar um grande artista.

O mercado está superfaturado de recém-formados e pessoas que saem de cursos a cada semestre, eu já fui um desses. Uma dica para quem está entrando no mercado seja ele qual for: sempre tenha plena certeza do que você quer seguir realmente e não apenas jogar uma moeda para o alto e tentar a sorte. Profissionais de sucesso sempre são focados em seus objetivos.

Não escolhi ser um profissional na área de design e publicidade apenas por que são umas das áreas mais procuradas e bem pagas do mercado, mas por que adoro arte, adoro design, adoro propaganda, estratégia e sempre fui muito criativo. Por isso sempre busque ser o melhor e conseguirá o resultado esperado e seus clientes sempre estarão satisfeitos com você.

Cada vez mais o mercado se vê superfaturado de clichês, tanto na área de design, publicidade e profissionais que não levam a sério o que fazem. Mas existem também os que são compromissados com seu trabalho. Então vem aí a chance de se destacar, a importância de buscar uma personalidade em seu estilo de trabalho, ou melhor, ser o diferencial que o mercado precisa. Um exemplo disso é Stan Lee, Frank Miller e Ziraldo: ao ouvir o nome de um personagem ou ver um simples rascunho de um destes mestres do desenho, você consegue identificar sem pestanejar quem o fez.

Por isso fazer projetos dos quais o receptor possa olhar e de cara já identificar como sendo de sua autoria é muito gratificante; pelo mesmo motivo, a aplicação da autenticidade e personalidade nos projetos e a busca incessante pelo conhecimento em cada detalhe na hora de criar são muito importantes para que seus projetos sejam aprovados e valorizados.

Fazer o que gosta e mostrar isso para seus clientes pode trazer muitos resultados positivos tanto financeiramente quanto profissionalmente.

Um caso que gosto de citar é a questão da valorização financeira de seu trabalho, tenho certeza que muitos profissionais e novatos já se depararam ou vão se deparar com esta situação:

Um novo cliente olha seus projetos e fica deslumbrado, logo empolgado para executa-los, ai você prepara e entrega o orçamento e ouve “nossa tudo isso? o amigo do meu filho que trabalha na gráfica mexe com Corel e faz o mesmo trabalho por muito menos”.

Isso o deixa muito indignado? Não ligue para isso, isso é fato e sempre vai acontecer. Mas pense bem, o resultado que ele vai obter com o projeto desse “amigo do filho dele” não terá o retorno esperado, logo, ele ficará desapontado e vai retornar e se tornará mais um cliente fidelizado.

O mais importante que um profissional sempre deve ter em mente é que seu trabalho tem muito valor, e procurar fazer o seu melhor para atender plenamente as necessidades do cliente. Nunca faça do seu trabalho um “bico” e sim sua diversão.

Espero que tenham gostado!!! Obrigado!

Anúncios

2 thoughts on “CRÍTICA E DICAS SOBRE PROFISSIONALISMO!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s